Essências Florais
Filhos do Sol
A

ACÁCIA IMPERIAL (Cassia Fistula)

Família Botânica: Fabaceae

Nome popular: Acácia

 

A essência floral Acácia Imperial transforma a angústia e desespero da alma – aquela em que é chamada “a noite escura da alma”. As condições que pedem a Acácia Imperial são extremas e muitas vezes o indivíduo está passando pela forma mais negativa e aguda de sofrimento, porém esta essência é a anunciadora de uma grande transformação espiritual. A pessoa que necessita de Acácia Imperial está sendo literalmente testada até o limite máximo de sua resistência. Embora a causa dessa dor se baseie numa situação profundamente pessoal, há contudo uma intensa qualidade existencial relacionada a esse estado, pois a alma se sente profunda e absolutamente só em seu sofrimento.

Qualidades Positivas: Fé e coragem profundas que resultam do conhecimento e da confiança no mundo espiritual.

Padrões de Desequilíbrio: Desespero e angústia intensos, quando a pessoa vivencia a “noite escura da alma.”

AGAVE (Agave americana) 

 

Família Botânica: Agavaceae 

 

Nome popular: Piteira

 

A essência floral Agave dirige-se a muitas características positivas e masculinas da alma relacionadas à resistência, força e perseverança. Essas são as admiráveis qualidades de herói regidas por Marte, porém elas se tornam uma fonte de doenças e disfunções quando não estão em equilíbrio com a graciosa e suave entrega regida por Vênus. A personalidade Agave força os limites da resistência; ultrapassam, não gostam de deixar transparecer que estão exaustos. Essa pessoa é capaz de enormes realizações, por causa de seu imenso manancial de força de vontade, ela está realmente apta a servir e ajudar os outros, mas precisa aprender a ponderar, reconhecer e aceitar seus limites, evitando assim adoecer.

Qualidades Positivas: Força equilibrada, aceitação dos limites, ponderação, equilíbrio ao atuar, saber quando se entregar e como usar sua força.

Padrões de Desequilíbrio: Vontade férrea e inflexível, pessoa que ultrapassa seus limites físicos, mentais e emocionais.

AGERATUM (Ageratum conyzoides)

Família Botânica: Asteraceae
Nome Popular: Mentrasto 

 

A alma está apenas meio viva se não experimentar a si mesma quando adormecida. O corpo pode vegetar durante o sono, mas a alma tem a capacidade de despertar para uma outra dimensão da vida. A essência floral Ageratum estimula a qualidade receptiva da psiquê, permitindo uma maior percepção consciente dos sonhos, para que o Eu possa receber insights sobre os assuntos cotidianos e ter acesso às orientações e instruções do mundo espiritual. Em particular, esta essência ajuda a alma a navegar no fluxo da vida psíquica, a fim de que ela não fique nem perdida nem sobrecarregada. Ageratum ajuda a equilibrar as transições entre a consciência diurna e a noturna, auxiliando o indivíduo a se manter conectado de maneira sadia com o mundo prático e físico.

Qualidades Positivas: Integrar as experiências psíquicas e oníricas na vida cotidiana; consciência multidimensional.

Padrões de Desequilíbrio: Incapacidade de harmonizar as forças psíquicas; tendências à histeria ou ao sentimentalismo; vida psíquica hiperativa e fora de contato com o mundo.

ALAMANDA (Allamanda cathartica)

Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Alamanda

 

A essência floral Alamanda alivia estados de exaustão e cansaço extremos. Apesar de seu caráter aparentemente físico, esse floral está ligado a um estado definitivo de consciência anímica. Aquele que necessita dessa essência está excessivamente identificado com o corpo físico ou com a dimensão física. A crise de cura que esse indivíduo vivencia é, na verdade, uma abertura espiritual, que o leva a olhar além do puramente físico em busca de saúde e sustentação. Para muitas pessoas Alamanda pode trazer abertura espiritual, transmitindo-lhes a percepção de que o corpo físico é sustentado por forças metafísicas.

Qualidades Positivas: Revitalização e aumento de forças através da conexão com a própria fonte de energia interior.

Padrões de Desequilíbrio: Completa exaustão e excessivo cansaço após uma longa luta.

ALLIUM  (Allium sativum) 

Família Botânica: Alliaceae 

Nome popular: Allium de jardim 

 

O floral Allium é um importantíssimo agente de cura para aquela alma que se torna muito difusa em sua astralidade e, portanto, sujeita a entidades de vários tipos. Essa alma tem enormes poderes psíquicos que, por estarem dispersos ou fragmentados, transformam-na em hospedeira de muitas entidades que roubam suas energias vitais e entram ilegitimamente no campo de sua aura. A essência devolve a calma e o discernimento, atuando em processos de esgotamento físico e psíquico. Um amplo espectro de distúrbios pode ser tratado com a essência Allium: desde a fraca resposta imunológica com tendência a infecção parasitária ou virótica, até o psiquismo e mediunidade de qualidade inferior ou possessão.

Qualidades Despertadas: Consciência unitiva; senso de inteireza que concede força e resistência ativa. 

Padrões de Desequilíbrio: Pessoa temerosa, fraca ou facilmente influenciável, propensa a baixa vitalidade.

ALOE VERA  (Aloe Vera) 

Família Botânica: Asphodelaceae

Nome Popular: Babosa 

 

Aquele que necessita da essência floral Aloe Vera “queima a vela nas duas pontas”. Tem uma abundância inata de energias ígneas, mas tende a usá-las de modo excessivo e literalmente “se consome”. Típico da personalidade Aloe Vera é o viciado em trabalho, o workaholic, cujo ímpeto é tão intenso que ele negligencia as próprias necessidades físicas e emocionais, sacrificando muitas vezes o descanso, a alimentação e o contato social a fim de alcançar seus objetivos. Tal atitude enfraquece sua capacidade de experimentar a vida de um modo apaixonado, empobrecendo a vida emocional e drenando do corpo a energia vital.

Qualidades Positivas: Atividade criadora equilibrada e centrada numa forte energia vital.

Padrões de Desequilíbrio: Uso excessivo ou incorreto das forças ígneas criadoras, sensação de desgaste.

 

ALTHAEA (Alcea rosea)

Família Botânica:Malvaceae
Nome popular: Malva-rosa, Malva real, Altaeia 

 

A alma floresce através da amizade e da troca social. O calor físico é a base da vida e, do mesmo modo, o calor social sustêm a vida da alma humana. Muitas pessoas sofrem de uma incapacidade de aproximar-se dos outros. Frequentemente isso tem origem na primeira infância, mas também pode ser devido a outros fatores culturais ou cármicos. Essa personalidade não aprendeu a confiar nos outros nem a confiar na sua própria capacidade de irradiar calor humano aos outros.

Qualidades Positivas: Caloroso e atraente, compartilhando de coração aberto e de maneira afetuosa, confiança na interação social.

Padrões de Desequilíbrio: Inseguro socialmente, com medo de buscar aproximar-se dos outros, tendência a criar barreiras.

AMARANTHUS (Amaranthus spinoso) 

Família Botânica: Malvaceae

Nome popular: caruru

 

Muitas almas estão desnutridas e são incapazes de receber sustento a partir do amor dos outros. Amaranthus é indicada para aqueles que estão cheios de paranóia, que acham que o mundo e aqueles que estão a sua volta são hostis e injustos e muitos desses padrões estão dentro da família, ou no meio cultural e nunca foram curados sendo transferidos para a família humana de forma mais geral. Esses padrões são deteriorados na alma e prosseguem contaminando todos os relacionamentos humanos e situações sociais. Amaranthus ajuda na recomposição da unidade e integridade familiar, atenuando as tensões e restaurando os traumas e conflitos nos relacionamentos.

Qualidades Positivas: Inclusão amorosa dos outros; expectativa positiva de boa vontade dos outros; capacidade de confiar, recuperação da harmonia e dos papéis familiares.

Padrões em Desequilíbrio: Sentimentos de paranóia, autoproteção exclusão e separação; projeção desfavorável ou expectativa de hostilidade por parte dos outros.

 

ANTHURIUM (Anthurium andraeanum) 

Nome popular: Antúrio

Família Botânica: Araceae

Nosso primeiro senso do Eu se desenvolve dentro do contexto dos outros, pais, familiares e comunidade. Gradualmente, através de um processo sadio de amadurecimento, a alma adquire um senso claro de individualidade. Porém, algumas almas não completam com sucesso esse processo de individuação, permanecendo demasiado sujeitas aos costumes do grupo e aos laços familiares. Esse tipo de alma precisa estabelecer seus próprios valores e crenças interiores, senão sua fraqueza inerente é facilmente explorada. Anthurium rompe barreiras, recupera sentimentos de altruísmo, elevando a vibração pessoal para o estado de compaixão e total desapego. A essência ajuda a estabelecer um canal de abertura para onde a liberação de vínculos anteriores possam ocorrer de forma suave.

Qualidades Positivas: Individualidade bem desenvolvida; senso interior do Eu equilibrado com consciência grupal ou social.

Padrões em Desequilíbrio: Pessoa facilmente influenciada por laços grupais ou familiares, incapaz de ser fiel a si mesma, sujeita a pressão dos membros do grupo ou das expectativas sociais.

 

ARISTOLÓQUIA (Aristolochia brasiliensis) 

Nome popular: Mil-Homens

Família Botânica: Aristolochiaceae

 

As pessoas que precisam de Aristoloquia estão presas a uma atitude de auto-acusação muitas vezes em função de uma auto-exigência para atender conceitos e crenças religiosas relacionadas a vivências sexuais. Elas passam a viver  um martírio onde  ao mesmo tempo que podem ser tomadas  pela prática exacerbada e viciante, passam a desenvolver repugnância  ao enxergar seus órgãos sexuais como partes impuras de seu corpo. A personalidade Aristoloquia busca se desenvolver em direção a perfeição divina, porém as informações que carrega faz com que se sinta constantemente em pecado e culpa. Aristoloquia também deve ser utilizada para quando há remorsos e arrependimentos muito fortes, os quais assumem um caráter obsessivo, deixando a consciência obscurecida com tristes recordações.

Qualidades Positivas: Calma e harmonia interna na vida sexual. Sentimentos de harmonia e de liberdade para compreender e expressar sua sexualidade. Auto-perdão, justo senso de proporção, reconexão consigo e com a divindade. 

Padrões de Desequilíbrio: Auto-condenação e sentimentos de culpa exacerbados e punitivos, sensação intensa e continuada de débito moral e espiritual, sofrimento profundo na alma.

 

ARNICA DO CERRADO (Lychnophora ericoides) 

Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Arnica-do-campo

 

A essência floral Arnica ajuda a curar choques ou traumas profundamente enraizados que ficam bloqueados no corpo e podem impedir a plena recuperação. Especialmente durante acidentes ou experiências violentas, o Eu Superior ou a alma se dissocia de seu veículo físico e pode acontecer de nunca reentrar de modo adequado em certas partes do corpo, apesar de uma aparente recuperação. Este remédio pode ser especialmente útil para liberar muitas doenças enigmáticas ou psicossomáticas que não respondem ao tratamento óbvio. Quando Arnica é usada em tais casos , em geral a alma revivência ou reexperimenta o trauma emocional que acompanhou a experiência original. Desse modo é capaz de finalmente integrar a experiência e habitar plenamente a parte do corpo que estava em sofrimento. Arnica também pode ser usada a curto prazo em primeiros socorros, permitindo uma rápida recuperação do trauma.

Qualidades Positivas: Estar conscientemente no corpo, mesmo diante de situações de emergência ou stress; recuperação de choque ou trauma profundamente entranhado ou de cicatrizes.

Padrões de Desequilíbrio: Desconexão do Eu Superior em relação ao corpo decorrente de choque ou trauma; dissociação, inconsciência, disfunção ou doenças latentes resultantes de trauma passado.

ARTEMISIA (Artemisia vulgaris) 

Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Artemisia, Flor-de-Diana, Artemígio

 

Para aquelas personalidades que necessitam emergencialmente de uma limpeza profunda em seus corpos mais densos; para a purificação do corpo e da mente em situações traumáticas, quando há necessidade de eliminação rápida de toxinas psíquicas e físicas, principalmente em situações anormais em que há grandes exigências sobre a pessoa; para os estados fortemente obsessivos, para os parasitismos, as debilidades no sistema imunológico de defesa do organismo.

Qualidades Positivas: Integração das forças psíquicas, fortalecimento dos ritmos corporais, reequilíbrio mental, alinhamento, serenidade, limpeza e desintoxicação. Consciência multidimensional flexível, calorosa e que expande as qualidades da alma. 

Padrões de Desequilíbrio: Tendência à histeria, fantasia, estados obsessivos ou projeção. Intoxicação, impureza, infecção, descontrole, debilidades do sistema imunológico.

 

AZALÉIA (Rhododendron simsii) 

Família: Ericácias

Nome popular: Azaléia

 

Há em cada coração humano um espaço inviolável que precisa ser mantido aberto e livre. O Eu inspira e expira sua essência anímica dentro desse centro. Essa parte do ser humano é a mais sensível, a mais profundamente emocional e a mais psíquica. É especialmente vulnerável às emoções de tristeza, do pesar ou de outras dores associadas à alma. Se tais emoções não forem ativamente trabalhadas pela consciência, serão armazenadas e enterradas nessa parte do coração. O indivíduo torna-se profundamente melancólico, carregando uma extrema tristeza interiorizada, que não está apenas relacionada aos acontecimentos cotidianos, mas permeia e colore toda a sua vida emocional. A pessoa parece estar se esvaindo; sua alma está sendo literalmente consumida pelas forças de pesar e tristeza. Azaleia reverte esse definhamento da alma, liberando traumas e impurezas emocionais. Ela restaura o espaço sagrado do coração, tornando-0 mais amplo e preenchido de luz.

Qualidades Positivas: Emoção que flui livremente; habilidade de harmonizar a respiração com os sentimentos; capacidade de expressar toda a gama de emoções humanas, especialmente a dor e a tristeza. 

Padrões de Desequilíbrio: Constrição dos sentimentos, particularmente no peito; pesar  e melancolia interiorizados, emoções profundamente reprimidas.


Todos os direitos reservados © 2020 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Acompanhe o
nosso trabalho

Compartilhar página

Font Resize