Aromaterapia Clínica

AROMATERAPIA CLÍNICA

Aromaterapia é a terapia que utiliza os compostos aromáticos voláteis das plantas, isto é, seus óleos essenciais para tratamento. Os óleos essenciais são substâncias químicas produzidas pelas plantas para sua própria proteção e reprodução. Podemos encontrá-los nas folhas, flores, cascas de fruto, galhos, raízes, sementes e troncos. Eles residem em pequenas bolsas (tricomas) nas plantas, e são rompidos naturalmente por elas, liberando uma nuvem aromática ao seu redor, ou, podem ser rompidos intencionalmente durante o processo de extração do óleo.

Os óleos essenciais são considerados a essência da planta e são utilizados há muito tempo por suas excelentes propriedades. São altamente concentrados e muito complexos, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. Possuem princípios ativos potentes, porém por ser tamanha sua complexidade, os efeitos secundários indesejados são minimizados no organismo, atuação esta diferente de quando isolamos este mesmo princípio ativo. O óleo essencial não é uma gordura em si, diferente do óleo vegetal, mas é denominado “óleo” por solubilizar-se em fase oleosa e não em água. Penetra muito bem em nossa membrana celular, até 100 vezes mais que a água e dissolve-se bem nos lipídeos de nosso corpo.

A Aromaterapia Clínica vai tratar nosso corpo de forma natural, com os óleos essenciais, buscando restabelecer o equilíbrio do organismo. Ela pode atuar em diferentes níveis: fisiológico, mental, emocional e mesmo espiritual. Pode ser incorporada ao dia a dia de diversas formas; tanto preventiva visando uma boa saúde, tanto como terapia complementar, para produzir a cura. Os muitos óleos vegetais são utilizados como carreadores, isto é, veículos de condução dos óleos essenciais em nosso corpo. Por serem os óleos essenciais altamente concentrados, recomenda-se sua diluição em um carreador. Os óleos vegetais são gorduras extraídas das plantas: de sementes, grãos, nozes, castanhas, frutos e raízes. Possuem proteínas, vitaminas, sais minerais, são hidratantes, antioxidantes dentre muitas outras benéficas propriedades.

Os óleos vegetais são utilizados desde a antiguidade e estavam intimamente ligados aos cuidados da beleza. Os ácidos graxos, que constituem os óleos vegetais, fazem parte da estrutura da membrana celular de nosso corpo. Portanto, os óleos vegetais atuam na composição dos tecidos e da membrana celular, metabolizam hormônios, dentre múltiplos benefícios ao nosso corpo. As resinas, óleo-resinas e bálsamos são exsudados pelos caules e raízes de arbustos e árvores. As resinas normalmente são sólidas e os bálsamos, líquido-viscosos. Costumam ser anti-inflamatórios, antissépticos, antioxidantes, cicatrizantes dentre muitas outras funções. Na aromaterapia, podem ser utilizados puros ou em sinergia com outros óleos essenciais, vegetais e outros preparados cosméticos e fitoterápicos.

INDICAÇÕES

Os OE trabalham em vários níveis no organismo e podem ser usados de várias formas para tratar  dores de cabeça, dores musculares, problemas respiratórios,  alergias, insônia, acnes, disfunções digestivas,  gripes e resfriados, enfim inúmeras doenças que afetam o corpo. Seu efeito na mente também tem sido estudado e comprovada sua capacidade de acalmar a mente agitada e a ansiedade, trazer clareza e melhora na concentração e foco. No atendimento com Aromaterapia Clínica é feita uma avaliação física, psíquica e emocional. Os óleos essenciais também podem ser muito eficazes como auxiliar nos tratamentos alopáticos e em muitos casos podem ser utilizados como uma alternativa mais viável e mais natural em vários tipos de enfermidades.

São vários os meios e veículos de utilização: aromatização ambiental, águas de banho, banho de assento, inalação, massagem, cremes, compressas, escalda-pés, saúde bucal, uso interno. Durante o atendimento em função da necessidade do cliente e de suas queixas é determinada a forma de uso e a aplicação dos óleos essenciais. O aromaterapeuta clínico prepara composições aromáticas específicas e personalizadas, de acordo com cada pessoa.
No atendimento o principal uso é através da massagem terapêutica; ela ajuda a eliminar toxinas, melhora a circulação, alivia dores musculares, reduz o nível de ansiedade, traz bem-estar e relaxamento.
pós-atendimento é essencial para complementar a ação terapêutica dos óleos essenciais. Dessa forma o cliente leva para casa um produto para continuar seu tratamento em casa que pode ser um creme, um sabonete líquido, um roll on, um inalador, etc.

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Página

Compartilhar página

Todos os direitos reservados © 2018 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Font Resize