Essências Florais
Filhos do Sol
B

BASILICUM (Ocimum basilicum)

Família Botânica: Lamiaceae

Nome Popular: Manjericão branco

A alma sadia se expressa querendo cuidar e servir aos outros, mas às vezes esse impulso positivo e altruísta pode estar bloqueado. Tornar-se responsável exige que a pessoa avalie corretamente sua “capacidade de responder”. O excesso de perfeccionismo ou as metas irrealistas podem resultar em cansaço e sobrecarga num momento posterior, quando o indivíduo será simplesmente incapaz de cumprir as tarefas assumidas. Sentimentos de insegurança, desalento e profunda solidão podem se manifestar, quando a alma sente que é preciso enfrentar uma tarefa esmagadora contando apenas com as próprias forças do ego. A essência floral Basilicum equilibra as capacidades naturais de liderança da alma, especialmente ao integrá-las com as verdadeiras diretrizes do Eu Superior.

Qualidades Positivas: Servir com alegria, fé e segurança para concluir as próprias tarefas.
Padrões de Desequilíbrio: Pessoa sobrecarregada por deveres e responsabilidade, sentindo que não está à altura da tarefa exigida.

BEGÔNIA (Begonia semperflorens)

Família Botânica: Begoniácea

Nome popular: Begônia, azedinha do brejo

O floral da flor da begônia, uma flor singela, de beleza simples, mas cálida, tem a função de promover a cura do coração. Sua atuação se faz a partir inicialmente da limpeza de dores antigas e cristalizadas que envolvem culpa relacionada a traumas passados.  Sua energia suave vai pouco a pouco dissolvendo o gelo nos corações endurecidos, promovendo calor, estimulando mais vitalidade e abrindo o coração para a vivência da afetividade perdida. Begônia recupera e resgata a pureza e inocência perdidas, levando o indivíduo a acreditar de novo nos afetos e refazer a comunicação com sua própria alma.

Qualidades Positivas: Abertura do chacra cardíaco, sensibilidade amorosa, resgate da pureza e inocência original, contato cálido com nossa alma.
Padrões de Desequilíbrio: falta de comunicação com seu ser interno, mágoas e culpas relacionados ao passado; pessoas sem calor humano compensando na fala excessiva.

BIDENS (Bidens pilosa)

Família Botânica: Asteraceae
Nome popular: Carrapicho

Bidens é um remédio muito importante para a congestão emocional e a energia amorosa mal direcionada. A pessoa que necessita dessa essência precisa aprender a estabelecer a diferença entre suas emoções e desejos pessoais e o genuíno amor impessoal e o cuidado pelos outros. Do contrário o indivíduo se torna egoísta em vez de altruísta, manipulando as emoções alheias em favor de suas próprias necessidades e desejos. A energia que normalmente flui do coração é então frustrada, de modo que emoções tais como autopiedade, carência e até martírio são experimentadas.

Qualidades Positivas: Amor altruísta doado livremente, respeitando a liberdade e individualidade dos outros.
Padrões de Desequilíbrio: Expressar amor de maneira possessiva, exigente e carente; obter atenção através de comportamento negativo; pessoa autocentrada.

BIPINATUS (Cosmos Bipinatus)

Família Botânica: Asteraceae
Nome popular: Cosmos

A essência floral Bipinatus se aplica à necessidade de coragem da alma, especialmente nas mais extremas circunstâncias. Este remédio é indicado para os momentos em que a alma saiu quase que por completo do corpo e está num estado de consciência apenas de sobrevivência. O Eu é forçado a atender uma séria emergência, em geral de grandes proporções e que ameaça a vida, tais como um ataque violento ou um acidente traumático. Este remédio também pode ser indicado para o processo de morrer, no qual o ego é tomado pelo medo de ser totalmente aniquilado ou destruído. Bipinatus restaura na alma humana as forças solares da coragem, para que ela possa enfrentar esses enormes desafios com uma força autotranscedente.

Qualidades Positivas: coragem autotranscedente, paz interior e tranquilidade ao enfrentar grandes desafios.
Padrões de Desequilíbrio: Medo profundo, terror, pânico; medo da morte ou da aniquilação.

BORAGO (Borago officinalis)

Família Botânica: Boraginaceae
Nome popular: Borragem

A essência floral Borage é um excelente remédio para o coração, especialmente para a sensação de peso no coração e talvez por todo o corpo. A borragem era originalmente chamada corago, referindo-se a um estado de coragem relacionado a essa planta. Nos momentos em que a alma sente muito pesar, tristezas ou outras adversidades, o coração pode ficar contraído e pesado. Chamamos isso de sentir-se “desencorajado” ou “descoroçoado”. A alma precisa aprender que, ao entrar em contato com aquilo que é leve ou que eleva, pode contrabalancear essa sensação de aperto do coração. Assim, a qualidade anímica da coragem não está tanto relacionada à força ou firmeza de caráter, mas a uma condição de alegria na alma, que ajuda a erguer-se em vez de afundar pelo peso do desencorajamento ou da depressão.

Qualidades Positivas: Forças exuberantes no coração, coragem entusiasmada e otimismo.
Padrões de Desequilíbrio: Peso no coração, sentimento de pesar; falta de autoconfiança ao enfrentar circunstâncias difíceis; comportamento depressivo.

BOUGAINVILLEA (bougainvillea spectabilis)
Família Botânica: Nyctaginaceae

Nome popular: Primavera

 

Aquele que necessita da essência floral Aloe Vera “queima a vela nas duas pontas”. Tem uma abundância inata de energias ígneas, mas tende a usá-las de modo excessivo e literalmente “se consome”. Típico da personalidade Aloe Vera é o viciado em trabalho, o workaholic, cujo ímpeto é tão intenso que ele negligencia as próprias necessidades físicas e emocionais, sacrificando muitas vezes o descanso, a alimentação e o contato social a fim de alcançar seus objetivos. Tal atitude enfraquece sua capacidade de experimentar a vida de um modo apaixonado, empobrecendo a vida emocional e drenando do corpo a energia vital.

Qualidades Positivas: Atividade criadora equilibrada e centrada numa forte energia vital.

Padrões de Desequilíbrio: Uso excessivo ou incorreto das forças ígneas criadoras, sensação de desgaste.

 

Todos os direitos reservados © 2020 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Acompanhe o
nosso trabalho

Compartilhar página

Font Resize