Essências Florais
Filhos do Sol
C

CALENDULA SILVESTRE  (Aspilia montevidensis)
Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Calêndula, Bem-Me-Quer, Mal-Me-Quer

A flor calêndula oferece uma luz cálida e dourada de cura para aquela alma que precisa aprender a usar a “palavra” como uma força espiritual verdadeiramente criadora. A Palavra ou logos é a fonte de toda a criação, sempre se renovando por intermédio do ventre da natureza. Em toda comunicação humana há sempre as polaridades masculina e feminina, daquilo que é falado e daquilo que é ouvido ou recebido. A essência floral, Calêndula, ajuda a pessoa cujo potencial criador inato no uso da palavra falada frequentemente se deteriora em discussões e mal-entendidos. É indicada em especial, para o trabalho com os relacionamentos pessoais e para todo trabalho de cura e ensino em que a arte da comunicação deva ser desenvolvida como uma qualidade da alma. Calendula traz grande calor humano e compaixão benigna à alma humana, ajudando especialmente a equilibrar os modos ativo e receptivo da comunicação.

Qualidades Positivas: Carinho capaz de curar e receptividade, especialmente no uso da palavra falada e no diálogo com os outros
Padrões de Desequilíbrio: Tendência a argumentar,  falta de receptividade na comunicação com os outros; abuso verbal.

CAMÉLIA (Camelia  japonica)

Família Botânica: Theaceae
Nome Popular: Camélia Branca

Em sua evolução a alma busca, acima de tudo, experimentar o verdadeiro amor. Esta é a lição mais fundamental para a alma e, ao mesmo tempo, a mais desafiadora. A essência floral Camélia é, portanto, um remédio básico com muitas e extensas aplicações, pois restaura a capacidade da alma de sentir a unidade e a totalidade. Quando nos vemos apartados dos outros, não conseguimos sentir alegria nem interesse compassivo por seus assuntos; nosso isolamento é formado por estados negativos de ciúme, inveja, raiva ou suspeita.
A alma agarra sua quota de amor como se este fosse uma mercadoria escassa, em vez de perceber que o amor é um recurso infinito, divinamente disponível a todos. A essência Camélia nutre o coração, ajudando o indivíduo a mudar e a sustentar a mudança de sua concepção estreita e limitada do Eu para uma concepção expansiva e que inclui os outros. Desse modo, a alma vivencia a totalidade ou santidade, pois se sente permeada pelo amor divino. Esse sentimento de sagrada unidade é uma dádiva e um ensinamento extraordinário da essência floral Camélia.

Qualidades Positivas: Sentir amor e estender esse amor aos outros, compaixão universal, coração receptivo.
Padrões de Desequilíbrio: Sentir-se desligado do amor, ciúme, inveja, raiva, suspeitas.

CASSIA (Cassia alata)

Família Botânica: Fabaceae
Nome popular: Fedegoso, Dartrial,
Mata-pasto

Estados de consciência devem incluir valores éticos. À medida que se ganha maior percepção consciente de si mesma, a alma também adquire voz interior ou vida moral. Essa moralidade nasce de dentro para fora; enquanto as leis e os preceitos forem gravados de fora para dentro na personalidade, o Eu não desenvolverá uma real força de caráter. A essência floral Cassia ajuda o indivíduo naqueles momentos em que ele precisa travar uma luta contra seus próprios valores éticos. Pode ser extremamente benéfica para aquela pessoa que carece de força moral e que talvez recorra à desonestidade ou à fraude ao conduzir as questões da vida diária.

Qualidades Positivas: Forte senso interior de valores éticos; honestidade, retidão.
Padrões de Desequilíbrio: Incapacidade de ouvir a própria voz interior; fraqueza e confusão, indecisão; mentir ou enganar a si mesmo e a outros.


CAULIFLORA (Myciaria Cauliflora)

Família Botânica: Myrtaceae

Nome popular: Jaboticabeira

A essência floral Cauliflora dirige-se à capacidade da alma humana de ser generosa e compartilhar. É particularmente indicada para o medo da escassez ou o sentimento de que não há o suficiente. A pessoa nesse estado está desnutrida num nível profundo. Geralmente há um distúrbio em seu vínculo com a mãe, o qual, sob uma forma doentia, é transferido para a matéria. A pessoa busca criar uma matriz de segurança para o Eu central através da conquista de um firme controle sobre o mundo material, com tendência a armazenar e proteger cuidadosamente suas posses materiais. Esse estado de consciência pode estar presente quer o indivíduo seja rico ou pobre exteriormente. O tipo tende socialmente a ser recluso ou antipático, tendo grande dificuldade em aprender a confiar ou compartilhar seu Eu ou seus recursos de uma maneira aberta e generosa.

Qualidades Positivas: Ser generoso e inclusivo, ter uma natureza que doa e compartilha; sentido interior de abundância.
Padrões de Desequilíbrio: Ações baseadas no medo da escassez; incapacidade de doar livre e abertamente, ou de confiar numa providência superior.

COFFEA (Coffea arábica)

Família Botânica: Rubiaceae
Nome popular: Cafeeiro

A essência tem a qualidade eficaz de limpar e equilibrar o centro energético inferior humano, o chacra da sobrevivência (ou da base). A pessoa que necessita de Coffea tem uma quantidade desproporcional de energia direcionada para as questões de poder ou bem-estar pessoal. Essa preocupação excessiva pelo conforto pessoal sobrepuja outros sentimentos mais altruístas que existem dentro da alma. Facilmente ela se torna presa das forças do materialismo e da ganância, sentindo necessidade de muitas posses e outras formas de riquezas e poder materiais. No nível mais profundo ela se encontra desconectada de sua força espiritual: ela busca compensar um sentimento inconsciente de impotência através do poder social e material. Uma vez que sua percepção consciente está limitada ao plano físico, a pessoa só consegue medir seu próprio valor através de parâmetros materiais.

Qualidades Positivas: servir com generosidade; sacrifício altruísta dos desejos pessoais pelo bem comum, trabalho cooperativo e compartilhado.
Padrões de Desequilíbrio: Ganância e desejo ardente por posses e poder; ambição excessiva; pessoa dominada pelas próprias necessidades e desejos; materialismo e congestionamento.

COLEUS (Plectranthus neochilus Schlechter )

Família Botânica: Lamiaceae
Nome Popular: Boldo-gambá 

A elegância nas atitudes não consiste em não ter raiva ou agressividade ou de ter conseguido aniquilá-las, já que são inatas ao homem, mas sim em saber canalizá-las de forma engenhosa, criando ao invés de destruindo. A essência não implica em diminuir a intensidade do conflito emocional, mas propõe uma troca de alvo. Coleus favorece a atividade reflexiva, o equilíbrio que modera e direciona construtivamente os nossos impulsos. Confere inteligência às emoções primárias, nos estimula a examinar essas sensações e fazer vir à superfície, como forma de redirecioná-la ou de fazer fluir para outra coisa qualquer. A agressividade é um impulso cego para a auto-afirmação, para a expressão de todos os elementos de nossa personalidade, sem qualquer discriminação ou escolha, sem qualquer preocupação com a consequência e sem qualquer consideração para com os outros.

Qualidades Positivas: Inteligência emocional, refinamento de atitude, harmonia e amadurecimento nas resposta aos impactos da vida; tolerância  para com as atitudes alheias.
Padrões em Desequilíbrio: Agressividade, impulsividade, ira; raiva e falta de controle dos impulsos nervosos.

Todos os direitos reservados © 2020 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Acompanhe o
nosso trabalho

Compartilhar página

Font Resize