Reiki
Usui System of Natural Healing

reiki3

 Reiki (Usui System of Natural Healing)

Já bastante difundido no mundo todo, o Reiki é uma técnica de cura com as mãos. O praticante após um processo de iniciação onde o mestre de Reiki capacita o aluno a se abrir e se conectar com a fonte de energia vital, pode agora direcioná—la para vitalizar, estimular e encaminhar essa energia para os locais no corpo onde há maior necessidade. Essa energia Reiki é invisível aos olhos, mas é carregada de eletricidade e calor. Possui força de vida podendo estimular maior funcionamento hormonal, aumentar e potencializar as trocas enzimáticas, aplacar a dor, e restabelecer e ampliar o funcionamento de todo sistema imunológico do organismo humano. Além dessas funções, a energia Reiki tem a capacidade de regenerar tecidos, cicatrizar e restabelecer a funcionalidade de órgãos e vísceras. Aquele que a recebe se sente energizado, ao mesmo tempo entra em um estado de relaxamento, calma e elevação espiritual inexplicáveis.

Reiki pode ser utilizado para tratamento em casos de doenças, mas pode ser utilizado de forma preventiva para conservarmos nossa saúde física, mental e emocional. Receber Reiki faz com que nosso corpo responda de forma mais equilibrada e organizada as várias situações da vida, em que há necessidade de usarmos nossa energia para atender e resolver questões: na tomada de decisões e nas resoluções de conflitos e exigências da vida cotidiana. Toda doença tem uma causa, a doença é apenas uma conseqüência, um sintoma de algo mais profundo, que tem sua origem nas áreas mais sutis da vida humana: área emocional, mental e espiritual. Com o tempo de trabalho vamos penetrando nessas áreas e trazendo para nossa consciência, podemos nos ver e encontrar a origem de nossa doença. Nesse sentido Reiki pode clarear nossa mente, abrandar nossas emoções e encontrar um significado mais profundo para nossa vida e a vivermos de acordo com nossos princípios mais verdadeiros, ou a buscarmos um sentido maior para nossa vida, como um propósito para a nossa existência (campo espiritual da vida humana).

As raízes do Reiki

A verdadeira origem do Reiki se perdeu no tempo. Há muitas dúvidas a respeito de sua origem mais primitiva, muitos mestres de Reiki acreditam que sua origem remota às civilizações da China e Tibete, e à filosofia Taoísta e Budista. Mas enquanto técnica de cura e organização prática e didática de sua aplicação para atendimento de pessoas, animais, plantas e no ambiente, podemos dizer que a origem do sistema tem suas raízes sem dúvida no Japão. O Reiki na forma como o conhecemos hoje foi desenvolvido no Japão por um monge budista tendai, chamado Mikao Usui, e posteriormente foi amplamente divulgado para o mundo ocidental por Hawayo Takata. Takata buscando sua própria cura no Japão, em 1935, foi tratada por Chujiro Hayashi, um dos alunos formado mestre por Mikao, e posteriormente se tornou aluna e mestra de Reiki. No Ocidente, mais precisamente em Hilo, Havaí , Takata montou sua clínica e iniciou 22 mestres de Reiki, que divulgaram-no para todo mundo ocidental.

A Técnica

Reiki é a técnica japonesa de harmonização e equilíbrio pessoal que trabalha a Energia Vital. A energia Vital é a força propulsora da vida. Sem ela, morremos. Morremos não por deficiência de um ou de outro órgão do corpo como acreditamos, mas pelo cessar do fluir desta energia em nosso corpo físico.

Em geral, energia é uma força que gera movimento. Ela pode ativar motores como a energia combustível, aquecer como a luz elétrica, explodir como a energia nuclear, iluminar como a energia divina e aconchegar como a energia da mãe. E também pode propagar, iluminar, ativar e aconchegar a própria vida, esta é a Energia vital.

Rei é a sabedoria Universal, a origem, Deus/Deusa, o Criador, Aquele que é, a Chama, Buda, Brahma, a Ordem Natural, Odim, Tupã, o TAO. É a inteligência que sustenta a Energia Vital (Ki). Reiki é a Energia Vital (Ki) guiada pela Inteligência Universal (Rei).

Os japoneses chamam esta energia de Ki. Os hindus chamam de Prana, os chineses de Chi, os egípcios chaman de Ka, os gregos Pneuma, os judeus Nefesh, os Kahunas da Polinésia chamam de Mana, os russos de Bioenergia, e os cristãos de Espírito Santo. Cada cultura elaborou diversos métodos de captação e aplicação desta energia, como a Acupuntura, o Pranayama, o estudo do Torá, o passe Espírita, a benção Cristã e a Pajelança dos Xamãs. O Reiki é um método que permite canalizar e transmitir esta energia através das mãos, equilibrando e harmonizando o receptor nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

O uso do Reiki independente de religião ou crença, pois é uma técnica que trabalha a energia disponível, natural e inerente a todo ser vivo, a Energia Vital. Uma planta, um animal, os elementos: água, terra, fogo e ar, matéria e o éter; enfim tudo que nos cerca e nos alimenta possui energia que emana da mesma fonte universal, assim, podemos aplicar o Reiki em todos, seja para a cura e harmonia de pessoas, animais e plantas; para inovação da energia dos elementos ou para melhorar o meio físico em que vivemos.

Qual é a finalidade do Reiki?

O Reiki visa a cura integral. Por meio dele podemos tratar as desarmonias do corpo físico, mental e emocional através dos chacras e da Aura. Chacra, do sânscrito, quer dizer “roda ou circulo”. São centros energéticos localizados no corpo humano, que estão em movimento circulatório contínuo e vibrante formando uma espiral de energia. Por meio deles, o corpo energético (corpo vital) dos seres vivos troca energia com o exterior.

Quando renovamos os chacras, sentimos como se tivéssemos sido energizados.

Nosso corpo possui centenas de chacras, alguns grandes e outros pequenos como pontos energéticos, e milhares de dutos (meridianos) por onde corre toda gama de energia que nos mantém. Sete deles são os chamados Grandes Chacras ou Chacras Principais, que estão ligados a várias partes do corpo, regendo o funcionamento de órgãos e glândulas através do recebimento e liberação de energia.

Os chacras podem sofrer lesões, como fissuras e obstrução. Podem ficar desalinhados e desequilibrar totalmente uma pessoa, propiciando o aparecimento e desenvolvimento de doenças físicas ou emocionais. Mas, também, podem ser restaurados e renovados através de meditação, cromoterapia, radiestesia, passe espírita e uma série de outras técnicas. Quando renovamos os chacras, sentimos como se tivéssemos sido energizados, “carregado a bateria”. É importante frisar que a energia boa que passamos a sentir, sempre esteve presente, porém não conseguia chegar em nosso corpo, devido à obstrução dos canais por onde passam os chacras.

A energia Reiki alinha e restaura o equilíbrio destes centros de energia, harmonizando-os, para que possamos receber a energia da natureza sem nenhum tipo de obstrução, através da luz, do ar, da água, da terra, de pessoas e do meio em que vivemos.

“O universo não está contido em coisa alguma, ele contém a si próprio: cada caminho do Universo gera outro caminho de nível mais elevado, que, por sua vez, constrói um número indefinido de caminhos mais elevados. O uso dos caminhos pode sempre retornar e voltar ao ponto onde começamos o reconhecimento. O Reiki é um caminho”.

O Curso de Reiki é ministrado em III módulos para quem quer ser um Terapeuta Reikiano e atender clientes. Para quem quer se tornar professor (Mestre em Reiki) acrescenta-se mais um Módulo (3b).

Módulo I (O Físico) o Despertar: A primeira experiência e primeira sintonização com a técnica Reiki é um processo de despertar para a capacidade humana de captar e irradiar energias. Despertamos para outros níveis de compreensão de nós mesmos e entramos em contato com vários campos energéticos. Passamos a compreender como são os processos energéticos emocionais, mentais, espirituais e podemos diferenciar estados doentios e saudáveis. Aprendemos que a energia vital flui e se condensa em 7centros de energia chamados chacras e passamos a incorporar e assimilar esse conhecimento. Estudamos as guardiãs da vida: as Glândulas Endócrinas, e suas relações com nossos chacras. Essa primeira sensibilização do Reiki provoca em nós um despertar gradual para os sentimentos, posicionamentos e verdadeiras responsabilidades.

Módulo II (O Mental) a Transformação: Na segunda sintonização do Reiki o processo de despertar evolui para um caminho de Transformação, quando começamos a resgatar nossa condição original de bem-estar e paz. Podemos agora intervir na consciência e no mundo, trabalhamos mais fortemente com o inconsciente, nos medos e desestruturações, obsessões, vícios e tendências adquiridas no ventre da mãe ou em outras vidas. Dependendo de nossa capacidade energética de captar e concentrar a energia Reiki, podemos agir diretamente sobre o karma, promovendo mudanças espirituais e assim atingir as cadeias do DNA e alterar os genes. Extrapolamos a condição de se tratar apenas “esse corpo” ou “essa condição”, somos sintonizados em mais 2 símbolos, podemos trabalhar à distância, não existe o fator tempo, trabalhamos passado-presente-futuro e podemos buscar as causas dos problemas.

Módulo III (A Consciência) a Realização: Na terceira sintonização podemos alcançar um nível de consciência bem mais avançada. Onde podemos nos preparar para atuar em conjunto com outros seres na comunidade, no planeta e acessar seres multidimensionais. Seremos levados a questionar nosso modo de vida e nossas opções e reformulá-las se são parciais e se levam ao bem comum. Passamos a entender que não somos únicos em nós mesmos, que cada parcela da nossa individualidade está em intrínseco movimento com o Universo. Nesse nível recebemos mais 2 símbolos

Mestrado o Espiritual: É o nível também chamado de Espiritual ou do Mestre. Nesse nível o REIKI é estudado em seus detalhes e aprendemos como realizar as iniciações, em que elas consistem e o significado profundo de cada uma delas. É o nível que habilita a iniciar e ensinar o REIKI as outras pessoas. É passado mais 2 símbolos (totalizando 7). Podemos fazer conexão como nosso estado de pureza original e experimentar uma alegria e uma conexão verdadeira: um estado de alma de sublime bem-estar. Podemos ampliar ainda mais nossa conexão com canais energéticos do Cosmos, acessar conteúdos do inconsciente e registros akashicos, consultar informações ancestrais, outros conhecimentos e experiências.

                                                                                                                               Q.M          

 

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Página

Compartilhar página

Todos os direitos reservados © 2018 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Font Resize