Essências Florais
Filhos do Sol
L

LACTUCA (Lactuca sativa)

Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Alface

É durante a vida intra-uterina ou na primeira infância que a alma está mais aberta e recebe suas primeiras impressões da vida na Terra. Neste período ela é muito mais lunar do que um ser solar, pois recebe e reflete a luz anímica de seus pais, especialmente da mãe. Se a alma é negligenciada na primeira infância, ou a mãe é abusada em sua integridade materna, durante a vida intra-uterina do feto, um sentimento intenso e profundamente inconsciente de dor e rejeição se instala no indivíduo. Tal pessoa se sente indesejável e muitas vezes acha que a solução é evitar contatos ou laços emocionais profundos. Lactuca faz renascer uma nova alma, provendo uma matriz dos nutrientes emocionais que estavam ausentes quando esta registrou seus primeiros sentimentos relativos à encarnação. A essência traz um ancoramento maternal e faz florescer a adaptabilidade e a compreensão dos propósitos superiores.

Qualidades Positivas: Percepção consciente e cura das dolorosas emoções absorvidas da mãe muito cedo na vida; capacidade de abrir-se emocionalmente e construir relacionamentos profundos e comprometidos.

Padrões de Desequilíbrio: Pessoa que se sente rejeitada; não desejada; evita compromisso nos relacionamentos; tem medo da paternidade e da maternidade; repressão sexual e emocional.

LANTANA  (Lantana Camara)

Família Botânica: Verbenaceae

Nome popular: Camará

A alma precisa constantemente equilibrar sua individualidade com sua identidade social. A essência floral Lantana é indicada para aqueles que precisam aprender a equilibrar o senso do Eu no contexto de um grupo. Essa essência não é apenas muito importante para os indivíduos, também é importante que seja tomada em conjunto por todo o sistema grupal ou familiar. Ela ajuda a criar uma consciência grupal que é maior do que a de qualquer pessoa isolada, mas, mesmo assim, conservando-se a consciência de cada identidade individual. O mais básico é que Lantana ajuda o indivíduo a ver a si mesmo dentro de uma matrix social mais ampla. Assim como todas as partes do corpo físico formam uma totalidade, também cada indivíduo pode aprender a ver seu papel dentro de um corpo social mais amplo. Essa harmoniosa consciência social é o dom especial da essência Lantana.

Qualidades Positivas: Consciência social harmoniosa; encontrar uma identidade mais elevada no trabalho em grupo; flexibilidade.

Padrões de Desequilíbrio: Atitude disfuncional em situações de grupo; incapacidade de equilibrar o senso individual do Eu e as necessidades maiores de um grupo.


LAVANDULA (Lavandula Vera)

Família Botânica: Lamiaceae
Nome popular: Lavanda

A essência floral Lavandula ajuda aquele indivíduo que sofre de grande insegurança e baixa auto-estima. A alma tem falta de autoconfiança e por isso projeta fracassos, maus desempenhos ou julgamentos severos por parte de outros, muito além da situação objetiva, desse modo as capacidades da alma se estagnam, pois, o indivíduo censura e restringe seriamente a própria expressão criativa e sufoca a espontaneidade. Lavandula cura especialmente a garganta, ou o chacra da comunicação e da criatividade. Muitos daqueles que necessitam de Lavandula estão com esse centro demasiado fechado e podem mesmo ter um problema físico na garganta ou outras obstruções na fala. A essência floral Lavandula libera o potencial criativo, dando ao indivíduo renovada segurança e expressividade. Lavandula impulsiona a alma a mudar de um comportamento autolimitador para um autotranscendente.

Qualidades Positivas: Segurança em si mesmo, expressão criativa, espontaneidade.

Padrões de Desequilíbrio: Falta de segurança; expectativa de fracasso, autocensura.

LEONURUS (Leonurus sibiricus)

Família Botânica: Labiada

Nome Popular: Erva-Macaé, Amor-deixado

Leonurus é uma das essências que estimulam e vitalizam as faculdades de percepção consciente da alma. Seu dom especial é a capacidade de combinar duas polaridades aparentemente opostas: a atenção focada no detalhe e a perspectiva ampla capaz de abarcar todo o panorama. A lição da pessoa que necessita de Leonurus é a de manter uma percepção consciente, clara e precisa de toda gama de detalhes individuais, enquanto simultaneamente amplia seu campo de percepção consciente para incluir os princípios organizadores mais amplos que inter-relacionam as várias partes individuais. A essência floral Leonurus é indicada para a pessoa que se sente sobrecarregada pela grande quantidade de detalhes ou pelo acúmulo de acontecimentos simultâneos que solicitam sua atenção.

Qualidades Positivas: Consciência ativa e vivaz, fluxo e ritmo ordenado, estado mental alerta, flexível e móvel.

Padrões de Desequilíbrio: Pessoa sobrecarregada por detalhes, incapaz de lidar com acontecimentos simultâneos ou situações que exigem muito.

LILIUM (Lilium longiflorum)

Família Botânica: Liliaceae
Nome popular: Lírio branco, Açucena

Lilium é um importante remédio para o indivíduo que sente uma grande tensão interior entre sua sexualidade e sua espiritualidade. Para a alma, tem sido extremamente desafiador integrar a vida sexual com a vida espiritual. Esses conflitos podem tomar dois rumos diferentes: em direção à promiscuidade, que degrada e prejudica o corpo astral, ou em direção ao puritanismo, que desune a alma e as forças vitais da parte inferior do corpo. Lilium é um remédio especialmente importante para a mulher, e pode ser útil quando há impurezas e distúrbios nos órgãos sexuais e reprodutivos. A dádiva mais fundamental deste lírio branco é capacitar a alma a utilizar plenamente as correntes de energia psíquica que estão associadas aos órgãos sexuais e reprodutores.

Qualidades Positivas: Pureza interior da alma que abraça todos os aspectos da vida e do corpo, especialmente a identidade sexual

Padrões de Desequilíbrio: Tensão na identidade sexual; valores ou experiências sexuais conflitantes; cisão na psique entre a virgem e a prostituta.


LIMONUM (Citrus aurantifolia)

Família Botânica: Rutaceae

Nome Popular: Limão taiti

A essência floral Limonum é indicada para as pessoas de índole destrutiva e amarga. Pessoas psiquicamente instável que experimentam muitas contradições entre o querer e 0 fazer, entre a idealização e a realização concreta. São personalidades complexas e contraditórias, que sentem grande necessidade de interação social, e que, no entanto, tem dificuldades de elaborar ou absorver as consequências inevitáveis, e às vezes inesperadas, da convivência mútua. Num relacionamento pessoal, desejável e importante em suas vidas procedem de maneira incompreensível, às vezes rejeitando cinicamente o próximo, em contradição com a vontade autêntica. Existe uma muralha de separação entre o Ego e a Voz Interior, dessa forma a pessoa experimenta oscilações entre antipatia e simpatia, sinceridade e cinismo, medo e coragem, otimismo e depressão. A essência vai trabalhar na alma o sincronismo entre as atitudes mais simples do cotidiano e os propósitos superiores; e despertar a consciência para o sofrimento que provoca em si mesmo e nos outros.

Qualidades Positivas: Sincronismo refinado entre as atitudes e os propósitos superiores; força para enfrentar a vida com todos os seus ritmos e desafios; positivismo e consciência de si mesmo.

Padrões de desequilíbrio: Personalidade amarga e destrutiva para si mesmo e para o outro; sentimentos contraditórios e instáveis; oscilações e desequilíbrio emocional, dificuldade de elaborar e absorver as experiências.

LIPPIA (Lippia geminata)

Família Botânica: Verbenaceae

Nome Popular: Erva Cidreira

A personalidade típica, polarizada negativamente nos padrões desta planta, apresenta-se tensa, ansiosa, temerosa, desvitalizada, com tendência a adquirir doenças periódicas. A essência floral se relaciona com a alma que perdeu a noção básica de como retirar energia do ar, da água, dos alimentos, do sol e do ambiente. A essência é sedante, desfazendo a tensão e sossegando a mente, trazendo ainda uma sensação de elevação interna que resulta em quietude. A depressão energética, característica dessa personalidade em desarmonia, cria um grande sorvedouro desequilibrado de energias à sua volta, implicando no afastamento das outras pessoas e no isolamento pessoal. A essência floral preparada com as flores da Lippia atua sobre o corpo psíquico e etérico-físico, corrigindo suas deformações e tendências negativas em perder energias, que via de regra podem expressar-se na forma de processos inflamatórios e degenerativos.

Qualidades Positivas: Capacidade de recuperação e restabelecimento energético, calma, equilíbrio, força e quietude mental.

Padrões de Desequilíbrio: Tensão nervosa, desvitalização e perda de energia, ansiedade, agitação, desgaste mental.

LÍRIO SILVESTRE (Hedychium flavescens)

Familia Botânica: Zingiberáceas
Nome Popular: Lírio do Brejo

Aquele que necessita de Lirio Silvestre busca glamour espiritual ou sedutoras experiências psíquicas fora de si mesmo, em vez de se empenhar num processo equilibrado de desenvolvimento espiritual e moral. Pode ser atraído por um vasto espectro de fenômenos embriagadores, tais como drogas alucinógenas, rituais ocultistas, cultos religiosos ou mestres carismáticos. Também pode ser hipnotizado pela fama e glamour social e deixar-se facilmente arrebatar pela vida das estrelas de mídia e por muitas outras novidades ou causas passageiras. Essa alma é ingênua ao acreditar que a espiritualidade verdadeira pode ser encontrada em algum lugar fora dela mesma. Uma vez que não desenvolve nem fortalece uma sólida vida interior, ela costuma ser suscetível às técnicas de influências que abrem as faculdades psíquicas com excessiva rapidez. Lirio Silvestre estabiliza as forças do coração, encorajando uma maior auto-responsabilidade e um desenvolvimento interior tranquilo, promovendo um verdadeiro despertar espiritual

Qualidades positivas: Encontrar a espiritualidade dentro do próprio coração; equilibrar luz e amor; desenvolver o centro do saber interior.

Padrões de desequilíbrio: Quando a pessoa busca fora de si mesmo falsas formas de luz ou a consciência superior, especialmente através de vícios ou escapismo.

LOBEIRA (Solanum grandiflorum)
Família Botânica: Solanaceae

Nome Popular: Lobeira, Fruta-do-lobo
Minas: Solanis

 

Quando dizemos que uma alma é cheia de graça, estamos nos referindo a uma certa plenitude e flexibilidade do corpo etérico, o invólucro mais imediato que envolve o corpo físico. Se ocorrem repetidas violações ao corpo – seja através de abuso físico ou sexual, seja por circunstâncias muito árduas da vida física e material; o corpo etérico se atrofia e consequentemente o corpo físico se enrijece. A alma sofre muito devido à incapacidade de viver de modo conveniente dentro do corpo físico-etérico. As emoções podem se tornar enrijecidas e o corpo passa a sensação de ser desajeitado e sem alegria. Muitas vezes a pessoa repete inconscientemente antigos padrões de degradação, escolhendo relacionamentos abusivos ou exibindo tendências autodestrutivas. A essência desta bela flor ajuda a expandir o corpo etérico e abrandar o corpo físico. O indivíduo é capaz de sentir mais suavidade e santidade interiores à medida que sua alma recupera o estado de graça através da comunhão harmoniosa com a vida ou com o corpo etérico.

Qualidades Positivas: Movimento cheio de graciosidade; harmonia física e etérica, recuperação da capacidade de coordenar e conduzir os processos vitais, mobilização e aumento das forças energéticas, libertação e superação de processos dolorosos.

Padrões de Desequilíbrio: Quando a percepção consciente do corpo é desajeitada e dolorosa; processos e padrões autodestrutivo; trauma emocional profundamente guardado no corpo; enrijecimento e imobilização.



LUCERIS (Euphorbia brasiliensis)

Família Botânica: Euforbiácea

Nome Popular: Erva de Santa Luzia

Minas: Luceris

 

Embora a alma precise vivenciar a profundidade emocional, ela deve proteger-se da tentação de inflar a vida emocional e psíquica ou então confundi-la com a verdadeira experiência espiritual. A essência floral Luceris é indicada para a pessoa que precisa trazer mais ordem à vida anímica. Essa alma tem uma vitalidade física e emocional muito rica que precisa ser adequadamente utilizada e harmonizada. Ela prefere experiências psico-emocionais intensas e dramáticas que lhe parecem mais reais ou mais importantes do que são na realidade, podendo ser facilmente atraída por fenômenos mediúnicos, canalizações, experimentos ocultistas ou experiências carismáticas que excitam as emoções ou as fantasias psíquicas. Nesse sentido tende a negligenciar as responsabilidades básicas ou a organização prática e simples de suas atividades diárias. Luceris ajuda a reconhecer a nutrição serena da alma que é obtida quando se aprecia o valor das experiências e relacionamentos da vida cotidiana. Ao perceber o contentamento interior, a alma não precisa mais se estimular excessivamente com experiências psíquicas. Luceris orienta a alma para uma abertura espiritual mais equilibrada e uma presença emocional mais contida.

Qualidades positivas: Abertura espiritual saudável, energias psíquicas e físicas equilibradas; presença ancorada na vida cotidiana; carisma positivo.

Padrões de desequilíbrio: experiências psíquicas distorcidas; preocupação com fenômenos mediúnicos; envolvimento hiperinflado com experiências psíquicas ou carismáticas.

Luffa (Luffa cylindrica)

Família Botânica: Cucurbitáceas
Nome popular: Bucha Vegetal

 

Essa personalidade tem dificuldade em aceitar as imperfeições do plano físico. Isso vai se manifestar como rejeição ou repugnância e em nível mais profundo, como um sentimento de vergonha pelo corpo físico e suas imperfeições. Tal pessoa está obsessivamente preocupada com impurezas, sejam elas reais ou imaginárias. Esses sentimentos são também projetados sobre o ambiente, na forma de aversão a tudo que esteja sujo ou fora de perfeita ordem. Como resultado a pessoa tem propensão a alergias e muitas formas de doenças psicossomáticas, porque o corpo se sente pressionado pelos padrões inatingíveis de perfeição que a alma almeja. Embora a essência floral Luffa seja indicada para aqueles que tem uma preocupação desmedida com a limpeza, ela também pode ser usada de modo geral em qualquer atividade de purificação.

Qualidades Positivas: Limpeza e clareza da mente e de sentimentos, melhor percepção do mundo, organização mental proporcionando uma sensação de pureza interior.

Padrão de Desequilíbrio: Sensação de estar sujo e impuro; manias, obcecado com a imperfeição e com detalhes.

LUTEA (Patchystachys lutea)

Família Botânica: Acanthaceae

Nome popular: Camarão amarelo

Muitas pessoas nunca se sentem satisfeitas com sua caminhada na vida, acham que mereciam mais, vivem num estado de desalento e desistência. Sentem a vida como um fardo, não aceitam os momentos como eles se apresentam e não conseguem ver os propósitos divinos e os aspectos positivos das experiências. Sua forma de ver a vida as dificulta a entrarem em contato com suas reservas energéticas. Lutea vai ajudar a restabelecer a conexão com suas reservas internas de força e energia. Vai fazê-las compreender que de tempos em tempos a alma é estimulada, através dos momentos vividos, a galgar vários níveis de evolução e através das dificuldades vamos aprimorando nosso Ser e descobrindo nossas capacidades de superação: são as fases da vida. Lutea restaura uma disposição mais maleável perante a existência, estimula uma recuperação mais rápida diante dos desafios, uma maior responsabilidade por sua condição e a integrar os vários episódios aparentemente negativos numa perspectiva transcendente, positiva e finalista, como grandes saltos de consciência.

Qualidades Positivas: Aceitação positiva, responsabilidade para com sua própria vida, fluir com a vida, coragem.
Padrões de Desequilíbrio: Pessoa amargurada, insatisfação, desalento, se sente injustiçada.


Todos os direitos reservados © 2020 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Acompanhe o
nosso trabalho

Compartilhar página

Font Resize