Essências Florais
Filhos do Sol
M

Madressilva (Lonicera caprifolium)                                                        Família Botânica: Caprifoliáceas
Nome Popular: Madressilva

Para a alma que encarnou, o tempo é a correnteza da vida. Senão seguir navegando o rio do tempo, ela se afogará no passado ou secará suas possibilidades futuras. A alma necessitada de Madressilva sufoca a energia vital e nega sua verdadeira evolução por viver excessivamente nos eventos, lugares e relacionamentos do passado. Tal alma precisa de maior flexibilidade e adaptabilidade interiores. Ao invés de enfrentar o desafio da mudança, ela se apega emocionalmente a um passado que lhe parece ter sido mais atraente. Essa percepção costuma ser uma ilusão; por exemplo, um relacionamento passado ou uma fase anterior da vida de uma pessoa podem ser atenuados com fantasias sonhadoras, levando-a a ignorar a dor e o trauma reais que fizeram parte daquela experiência. A lição básica de Madressilva tem a ver com as faculdades perceptivas da alma; ser capaz de aprender com as experiências passadas da vida ao enxergar claramente o significado e a mensagem delas.

Qualidades Positivas: Estar plenamente presente; aprender com o passado enquanto ele vai sendo liberado.

Padrões de Desequilíbrio: Nostalgia; apego emocional ao passado; saudade daquilo que já se foi.

MAGNÓLIA ( Magnolia grandiflora)

Família Botânica: Magnoliaceae
Nome popular: Magnólia

Esse floral mergulha nos registros mais profundos da alma humana. Vem remover drasticamente o sentimento de desespero muito antigo, calcado no mais profundo da alma, por esta ter passado por muitos sofrimentos e dor em vidas passadas. É um floral muito indicado para aquelas passagens da vida nas quais o Eu precisa ser completo e irrevogavelmente transformado a fim de continuar sua evolução. Nesses momentos a alma precisa estar inabalável em seu senso interior de propósito e convicção. Magnólia é útil para aqueles que podem facilmente ser influenciados por vínculos familiares, costumes da comunidade, por fortes personalidades ou hábitos anteriores, e que se sentem incapaz de reunir forças para romper com o passado e com as idéias dos outros. É boa para o campo mental ajudando nos processos de encantamento, ilusão ou magia que pode estar prendendo a alma ao passado.

Qualidades positivas: Libertar-se de influências limitadoras, fazer transições saudáveis na vida; coragem para seguir o próprio caminho e destino; clareza das situações e despertar de capacidades adormecidas.

Padrões em desequilíbrio: pessoa excessivamente influenciada pelas crenças e valores da família ou da comunidade, ou por experiências anteriores, do passado.

MARGARIDA (Chrysanthemum maximum)

Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Margarida

A parte pensante da alma funciona dividindo os fenômenos em componentes menores e mais fáceis de entender. Porém, se o aspecto analítico da mente assume plenos poderes, a consciência não consegue mais experimentar, em sua compreensão da vida, a totalidade e o significado maior e profundo das situações. A essência floral Margarida traz insights sobre os significados mais amplos e os padrões maiores da experiência mental e emocional. Esta essência pode ser útil para pessoas envolvidas com a escrita, o ensino, a pesquisa ou outras profissões intelectuais, mas também é benéfica a todo processo terapêutico em que a experiência emocional básica esteja fragmentada em partes menores. Margarida permite ao Eu reintegrar a vida emocional muito fragmentada numa nova totalidade e auto-identidade. Ajuda a alma a tornar-se mais capaz de desenvolver uma consciência arquetípica ou holística, estimulando grandes forças de inteligência e insights na experiência de vida.

Qualidades Positivas: Consciência “mandálica” ou holística, capaz de sintetizar as idéias numa totalidade viva.

Padrões de Desequilibrio: Excessiva intelectualização da realidade, especialmente quando a pessoa enxerga as informações como fragmentos esparsos e não como partes de um todo.

MATRICARIA (Matricaria chamomilla)

Família Botânica: Asteraceae

Nome popular: Camomila

A personalidade Matricária possui uma forte vontade, com notável poder e força para as tarefas de liderança e organização. Contudo quando essas forças de vontade não estão equilibradas, elas se tornam egoístas, em vez de altruístas. O tipo de alma Matricária tende a impor sua vontade aos outros, em vez de liderá-los para que eles alcancem seu próprio poder e autopercepção consciente. A necessidade compulsiva de estar no controle cria uma personalidade autoritária, dominadora, tirânica e, em seu extremo, sádica. Ao fazer uso dessa essência floral, essa personalidade aprende que a essência da verdadeira liderança não é a capacidade de exigir obediência dos outros, e sim a obediência e devoção interiores a uma autoridade espiritual mais elevada. Ao adquirir humildade ela passa a perceber que o serviço espiritual é a essência da autêntica liderança. Quando essa alma muda sua consciência arquetípica – da consciência do rei que governa para a consciência do pastor que serve -, as forças da vontade tornam-se espiritualizadas e realmente capazes de fazer o bem aos outros e à Terra.

Qualidades Positivas: Serviço altruísta; tolerância para com a individualidade dos outros.

Padrões de Desequilíbrio: Pessoa dominadora, tirânica, forçando sua vontade sobre os outros.

MICHELLI (Eugenia uniflora)

Família Botânica: Myrtaceae

Nome popular: Pitanga

A essência ajuda no despertar para o mundo mais amplo e ensolarado da convivência fraterna. Induz uma vontade de “sair de casa”, de se expor, de tomar sol, de sentir o vento, a chuva, de andar por aí, de comunicar-se, de experimentar e compartilhar alguns aspectos sensuais da alma e do corpo, de sentir a natureza e viver a vida em comunhão com tudo e todos. A alma Michelli tem uma espiritualidade desenvolvida, mas lhe é difícil lidar com as tensões e exigências da sociedade moderna. Ela tem uma inclinação natural para estados mais contemplativos e é mais fácil para ela permanecer nesses hábitos mais espirituais do que se envolver com o mundo. Mas para evoluir e progredir Michelli precisa disseminar os dons que acumulou em seu Ser, senão se tornará uma pessoa introvertida e espiritualmente fria, faltando-lhe a capacidade de extrair força e vitalidade do mundo físico. A essência vem lembrar que a vida pode ser vivida com delicadeza, inocência e alegria.

Qualidades Positivas: Aceitar o mundo e envolver-se com ele; compartilhar os dons espirituais com os outros; sentimentos mais delicados e atitudes mais descontraídas e inocentes, com alegria da alma.

Padrões de Desequilíbrio: Reclusão, isolamento; autoproteção; pessoa excessivamente frágil; sem força interior para enfrentar o mundo.

MILEFOLIUM (Achillea Millefolium)

Família Botânica:  Asteraceae
Nome popular: MilRamas

A medida que a alma se torna espiritualmente mais aberta, ela se faz necessariamente mais refinada, sensível e absorvedora. Quem tipicamente necessita desse remédio é afetado com facilidade por tudo aquilo que o rodeia e pode ser propenso a muitas formas de alergia, doenças psicossomáticas ou males provocados pelo meio ambiente. Essa pessoa tem uma extraordinária capacidade de curar, aconselhar ou ensinar, pois é capaz de prontamente receber informações psíquicas e entender a dor e o sofrimento dos outros. Mas ao mesmo tempo ela se torna facilmente desenergizada e bastante vulnerável aos pensamentos ou às intenções negativas dos outros. Milefolium tem uma aplicação quase universal e deveria ser levada em consideração em muitas fórmulas dirigidas às profundas transformações da alma em nossa época. Esse floral oferece à pessoa um brilhante escudo de luz que protege e unifica seu Eu central, permitindo que as compassivas qualidades de cura fluam livremente de sua alma para os outros.  

Qualidades Positivas: Radiância interior e força de aura, percepção consciente compassiva, sensibilidade inclusiva, forças benéficas de cura com individualidade preservada.

Padrões de Desequilíbrio: Extrema vulnerabilidade aos outros e ao ambiente, pessoa que se desenergiza facilmente, que absorve em excesso as influências negativas, toxicidade psíquica.

Mimosa (Mimosa pudica)

Família Botânica: Fabaceae
Nome popular: Sensitiva

Mimosa é um dos remédios florais mais básicos para o medo. A pessoa que necessita dessa essência é hipersensível e vive com uma infinidade de pequenos medos relacionados aos acontecimentos comuns e cotidianos. Ela é especialmente afetada no plexo solar, que fica agitado por causa da grande ansiedade e mal-estar. Com o tempo se esses medos não forem atendidos e transformados, a alma se torna ensombrecida e introvertida, à medida que se retira mais e mais das tensões da vida diária. A essência floral Mimosa devolve a luz da coragem para tais almas. Ajuda o indivíduo a transformar sua fixação nessa miríade de medos menores em percepção consciente de um medo mais básico, em geral inconsciente. Este é o medo do corpo físico, ou da própria vida física, que pode às vezes ser rastreado até uma hesitação real no momento da encarnação. Um padrão está assim fixado nos substratos mais profundos da alma, que precisa ser curada. Mimosa ajuda a alma a contatar a força e o propósito do seu Eu Superior, e, desse modo, dá a ela liberdade para experimentar a vida com maior curiosidade, exuberância e alegria.

Qualidades Positivas: Coragem e segurança para enfrentar os desafios da vida

Padrões de Desequilíbrio: Medos com causa conhecida na vida diária, timidez.

Mirábilis (Mirabilis Jalapa)

Família Botânica: Nyctaginaceae
Nome popular: Bonina

O remédio floral Mirábilis ajuda a pessoa a transformar sua tendência a ser crítica e intolerante, tendência essa causada por um sentimento interno de inferioridade e hipersensibilidade que é projetado sobre os outros. É muito comum que essa pessoa tenha sido criada num ambiente cheio de críticas e expectativas rígidas, e por isso se sente muito vulnerável e insegura interiormente. Porém aprendeu a lidar com esse problema condenando os outros em vez de curar a si mesma. Outra característica da personalidade Mirábilis é a hipersensibilidade aos seus ambientes pessoais, tanto físicos como sociais. Sua permeabilidade às influências que o cercam faz com que se torne intolerante em relação às imperfeições dos outros. Mirábilis suaviza a dor na alma que essa pessoa sente, restabelecendo a ligação com seu Eu Superior, assim ela percebe o amor e a aceitação incondicionais que irradiam do mundo espiritual. Através desse calor da alma ela é capaz de largar suas atitudes duras e acusatórias e aceitar os outros do mesmo modo como ela própria é aceita pelo mundo espiritual.

Qualidades Positivas: Tolerância, aceitação das diferenças e imperfeições dos outros, vendo o lado bom de cada pessoa e situação.

Padrões de Desequilíbrio: Crítica, atitudes de julgamento, intolerância, expectativas perfeccionistas em relação aos outros, hipersensibilidade ao ambiente social e físico.

MIRRA (Tetradenia riparia)

Família Botânica: Lamiaceae
Nome popular: Incensus, Pluma-de-névoa

A essência floral Mirra ajuda a alma a incorporar, de modo mais completo, sua espiritualidade no corpo. Ela equilibra especialmente o relacionamento entre o chakra da coroa e os centros energéticos inferiores. Aquele que necessita deste floral costuma ser incapaz de perceber seu próprio poder e capacidades inerentes, de tal modo que seu trabalho diário, ou sua carreira, é apenas um pálido reflexo daquilo que poderia ser. Mirra acaba sendo um tônico do sistema nervoso; ela libera essas capacidades espirituais que residem nos centros energéticos superiores para que elas se irradiem mais plenamente pelo corpo. A capacidade de seguir o próprio destino ou trilhar o próprio caminho tem muito a ver com os poderes intuitivos que residem nos membros, principalmente os pés. Mirra tem uma função calmante do sistema nervoso, ajuda o indivíduo a recuperar a serenidade interior, sua força espiritual e dessa forma promove o despertar da consciência para a vida espiritual cotidiana, elevando a espiritualidade pessoal, facilitando também estados contemplativos.
 
Qualidades Positivas: Integrar o propósito espiritual ao trabalho cotidiano, atraindo poder espiritual ao chakra da raiz, espiritualidade enraizada e sexualidade espiritualizada.

Padrões de Desequilíbrio: Pessoa alienada da própria autoridade interior, incapaz de integrar o propósito espiritual mais elevado à vida real e ao trabalho; exaustão nervosa, esgotamento sexual.

Momordica  (Momordica charantia)

Família Botânica: Cucurbitaceae
Nome popular: Melão-de- São- Caetano

A essência floral Momordica é para aquela pessoa que sofre de extrema agitação da mente. Sua vida mental não é livre, mas altamente compulsiva e obsessiva. A energia vital é drenada pela preocupação e ansiedade excessivas, que não são exteriormente endereçadas aos outros, mas mantidas no interior através de um constante revolver da mente. Os acontecimentos cotidianos, as conversas ou outros episódios da vida são continuamente reprisados e analisados aprisionando a alma dentro do campo mental. Essa pessoa pode sofrer de insônia, dores de cabeça e outros distúrbios neurológicos. Momordica vai ajudar essa pessoa a recuperar o repouso mental e a paz interior. Redireciona a extrema congestão de energia existente no campo mental, ajudando o indivíduo a ter maior percepção consciente de seus sentimentos, especialmente os que se localizam no plexo solar e no coração. Quando esses centros energéticos são reequilibrados os sentimentos podem ser processados antes de se tornarem pensamentos em constantes revolver.

Qualidades Positivas: Quietude interior, mente calma e clareza mental.

Padrões de Desequilíbrio: Pensamentos repetitivos e angustiantes, mente tagarela

Todos os direitos reservados © 2020 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Acompanhe o
nosso trabalho

Compartilhar página

Font Resize