CURSO DE TERAPIA FLORAL SISTEMA FLORAL FILHOS DO SOL

CURSO DE TERAPIA FLORAL

SISTEMA FLORAL FILHOS DO SOL

            Na década de 30, o médico inglês Dr. Edward Bach, desenvolveu um sistema chamado: “Florais de Bach”. Ele percebeu que mais importante do que tratar a doença e os sintomas, apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geraram e tratá-las. Ele costumava dizer: “Não existem doenças, existem pessoas doentes. Tratem os doentes e não as doenças”. Desde essa época, vários outros sistemas florais foram desenvolvidos e, diante dos muitos desafios apresentados à vida humana, muitas outras essências florais foram desenvolvidas para atender as mais diversas situações e áreas. Ao trabalho com as essências florais damos o nome de Terapia Floral, que engloba não só o conhecimento relacionado às flores que formam os florais, mas a identificação das causas subjacentes.

            Florais são essências extraídas de flores específicas que tem como objetivo transformar estados mentais e emocionais negativos em positivos: para cada emoção ou estado mental negativo como tristeza, depressão, medo, pânico, stress, nervosismo, solidão, ansiedade, entre outros, existem essências florais que trazem as virtudes opostas e positivas tais como: alegria de viver, coragem, tranqüilidade, autoconfiança, segurança, paz e assim por diante, proporcionando equilíbrio físico, mental, emocional e grande bem-estar a todos que delas fazem uso.

            Os florais não são remédios, não são homeopatia e nem fitoterápicos, pois não possuem nenhum princípio ativo. São feitos apenas com a parte energética e vibracional das flores. São extremamente naturais e não apresentam nenhum efeito colateral. Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até pessoas bastante idosas. Animais e plantas também se beneficiam muito com o uso dos florais. Como tratam as causas e não os sintomas, é indispensável a consulta com um terapeuta, para que este possa investigar  junto à pessoa, que procura esse tratamento, quais são as causas emocionais, ou mentais, que estão gerando os sintomas em sua vida e em seu organismo.

            Por isso que duas pessoas com o mesmo sintoma podem necessitar de essências florais totalmente diferentes. Essa é uma das grandes diferenças com a alopatia, pois enquanto existe um remédio alopático específico para dor de cabeça, na terapia floral será sempre investigado o que de fato gerou a dor de cabeça naquele indivíduo, podendo ser, por exemplo, uma preocupação com pensamentos persistentes (e aí se utilizará uma essência específica para isso), ou um grande medo (outra essência será utilizada neste caso). Os florais podem ser utilizados de maneira preventiva e também quando já se apresentam sintomas.

            O Sistema Florais Filhos do Sol é composto por 105 essências florais e 27 fórmulas, e por não interagirem com nenhuma medicação, seja alopática ou homeopática, pode ser utilizado mesmo quando já se está fazendo uso de antidepressivo ou outra medicação. São extremamente eficazes e podem ajudar muito a todos aqueles que se encontram em sofrimento, seja por conta de uma grande indecisão, por estarem sentindo-se perdidos, ou por estarem vivenciando estados desestabilizadores tais como medo, ansiedade, pânico, solidão, entre diversos outros estados emocionais que podem através dos florais serem equilibrados e tratados de uma forma simples e natural.

 

Abordagem Terapêutica

            O sistema de saúde baseado nas essências florais distingue-se de outras abordagens terapêuticas pelo fato de utilizar as plantas de uma maneira totalmente diferente. Somente as flores entram na preparação da essência floral e, ainda mais, apenas no instante da plena floração, quando estão totalmente desabrochadas. No entanto, a diferença fundamental entre a terapia floral e a farmacologia vegetal está no fato de que as essências florais não contêm nenhum extrato físico proveniente da flor, nenhuma substância material ativa, nenhuma molécula.

             As propriedades trazidas pelas flores quando da preparação da essência floral situam-se a um nível sutil, diferente do plano físico e difícil de ser percebido pelos nossos experimentos ou pelos nossos sentidos normais. Preparada a partir da parte mais nobre e característica da planta, a essência floral possui a qualidade específica da espécie floral utilizada. Em uma essência floral, a água serve de suporte para transmitir ao homem a “mensagem” da flor. As “qualidades” trazidas pelas flores agem ao nível mais profundo do ser humano e são diretamente perceptíveis à sua consciência. Cada essência floral é portadora de uma estrutura vibracional específica que representa sua natureza e sua qualidade se relacionando, em sua maioria, aos traços de personalidade, às atitudes e às emoções do ser humano. Nesse sentido, ao montar uma fórmula, serão escolhidas aquelas essências que correspondem especificamente ao cliente, ao momento ou situação que está inserido.

A Vida Humana

O ser humano é um organismo multidimensional, mutável e dinâmico, em constante processo de evolução e transformação. A saúde não é um estado estático e permanente, pois implica uma atividade contínua que reflete a capacidade do indivíduo de responder às mudanças e enfrentar as pressões do meio ambiente. Podemos comparar as fases da vida humana às estações da natureza. Há períodos calmos e harmoniosos, nos quais tudo corre bem; e períodos agitados e cheios de turbulência. Como as estações, os períodos da vida, o metabolismo do homem se transforma e sua consciência e percepção do mundo também evoluem. 

Mas nem sempre o homem sabe reagir de modo correto às mudanças, pois, com freqüência, está aprisionado a hábitos rotineiros, a atitudes e esquemas mentais que deixaram de corresponder às suas necessidades. Sabemos que os conflitos, não resolvidos, ou desejos reprimidos, e as emoções, represadas, podem ser conduzidos pela doença ao campo da consciência. As essências florais nos ajudam a ampliar o campo de consciência e a transformar os bloqueios, permitindo a emergência das potencialidades e facilitando a expressão das capacidades pessoais.

Atuação dos Florais

O objetivo das essências florais pode ser no primeiro momento no sentido de aliviar as tensões, acalmar a mente muito preocupada, diminuir a ansiedade, caso o cliente apresente esses sintomas. Também os florais podem aumentar a confiança e segurança naqueles que se sentem cansados, desanimados e frustrados: estimulando-0s a se encantar de novo com a vida. Eles fornecem uma quantidade extra de energia e positivismo, necessária quando precisamos promover mudanças. Também trazem consciência de nossas limitações: nos fazem ver quem somos, clareiam nossa caminhada, mostram sem medo nossa história de vida, nossa personalidade, nossa rigidez e nossas fraquezas. Como uma conversa interior facilita a enxergar, de forma amorosa, tudo aquilo que somos e as muitas capacidades que estão diante de nós.

As essências florais são catalisadores que estimulam e energizam o processo de transformação interior, ao mesmo tempo em que nos deixam livres para desenvolvermos as nossas capacidades inatas.

            O melhor uso das essências é dentro de um contexto de desenvolvimento interior, através da auto-observação, do diálogo e do aconselhamento. Por essa razão, elas não são utilizadas para tratar doenças específicas. Mais exatamente, as essências florais nos ajudam a aprender as lições de toda condição ou situação, a enfrentar os muitos desafios apresentados à nossa alma e através da ampliação da consciência podemos realizar mudanças estruturais profundas, trazendo renovação e alegria a nossa vida.

 

TÓPICOS ABORDADOS NO CURSO

Módulo I

1. A linguagem da Natureza
2. As civilizações antigas, o uso das plantas e a prática terapêutica
3. Os Iniciados
4. Bases da Medicina Vibracional
5. A flor: alma do vegetal
6. Essências Florais: Uma nova abordagem em saúde
7. A Física Quântica: o I Ching e os Arquétipos
8. As Harmonizadoras da Alma
9. Dr. Edward Bach, sua filosofia e a Terapia Floral
10. Histórico e desenvolvimento dos florais no mundo
11. Água: Base das essências florais
12. Os meridianos de Acupuntura
13. Tratamento pelas essências florais
14. O sistema Florais Filhos do Sol: seguindo os passos de Dr. Bach
15. Repertório de 36 essências individuais e 27 fórmulas
16. Parte clínica: como selecionar e criar essências individuais
17. Trabalhando com crianças

Módulo II

1. A Natureza da Saúde
2. Psiconeuroimunologia: A Conexão Corpo-Mente-Espírito
3. A Visão Holística do Ser Humano
4. Energia Vital e Saúde
5. Sistema Imunológico: Expressão Física do Eu
6. Jung, os Arquétipos e a Terapia da Alma
7. O Novo Paradigma e a Tradição Alquímica
8. Goethe e a Ciência Espiritual
9. A Obtenção e Estudo das Essências Florais
10. Florais-Fitoterapia-Homeopatia-Aromaterapia
11. Terapia Floral: A Escuta Sensível
12. Escolhendo e combinando essências
13. As Técnicas Vibracionais
14. Compreendendo as Essências Tipo
15. Repertório 1ª. Parte: 21 Essências
16. Repertório 2ª. Parte: 32 Essências

Módulo III

1. Criatividade e Espiritualidade
2. O Despertar da Consciência
3. A Profecia Celestina
4. O Momento Planetário
5. A Alma e as fases da experiência humana
6. Steiner: Os Setênios da Vida Humana
7. Os Doze Trabalhos de Hércules
8. Repertório: 15 Essências Florais e 5 novas Essências em estudo

Fale conosco

(31) 98466-7421 / 3463-4032

E-mail: floraisfilhosdosol@gmail.com

Acompanhe o
nosso trabalho

Compartilhar página

Todos os direitos reservados © 2020 – Instituto de Metafísica & Ciências Avançadas

Portal desenvolvido por ZKR Publicidade

Font Resize